terça-feira, 10 de setembro de 2019

Educação para o trânsito

    A educação para o trânsito em nossa escola do campo, visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto. 
     A educação para o trânsito se dá em um processo contínuo de construção de conceitos e valores, para o exercício da cidadania. Em suma, é na escola que se conscientiza a criança em relação ao trânsito, criando nela valores como companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade.







Crédito texto: Andréa Oliveira

quarta-feira, 3 de abril de 2019

A abelha não faz mal, faz mel!

   As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Chamados de insetos sociais as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre as espécies que a compõem, contribuindo para um fim comum, a sobrevivência do grupo. Sendo assim, desenvolveremos em nossa escola do campo um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as abelhas, buscando uma visão ampla da responsabilidade que temos para sua preservação, desenvolvendo o instinto de preservação a natureza.

   Também serão priorizados alguns exemplos que este inseto nos traz, como a solidariedade, a compreensão, a organização, a paciência, a união, a vida em comunidade e o respeito.

   Segue abaixo imagens do momento em que passamos as iscas de abelhas jataí para a sua casinha, observando toda a estrutura da colmeia e já tivemos a oportunidade de saborear o mel.
 
 


  
 

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Hortar é aprender!

Com a crescente presença da tecnologia no cotidiano do público adolescente e infantil, as crianças têm tido cada vez menos contato com a natureza, o que afeta não só a conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, mas também o desenvolvimento humano e social delas. Projetos como a horta na escola têm sido a saída para as instituições de ensino preocupadas em resgatar essa relação tão importante.

Conforme uma pesquisa realizada pelo Royal Horticultural Society em parceria com a National Foundation for Educational Research (NFER) — institutos que promovem a horticultura e a educação, respectivamente —, as crianças que fazem atividades na horta da escola melhoram o seu desempenho acadêmico, físico e mental quando comparadas aos alunos que não possuem essa experiência no ambiente escolar.

Oferecer espaços para o cultivo dentro da escola infantil aproxima os alunos da natureza, gerando uma importante relação afetuosa com a mesma, de modo a conscientizá-los sobre a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente no geral. Essa proximidade e afetividade com a natureza, é o primeiro passo para a construção efetiva e permanente de hábitos sustentáveis.

Desse modo, durante essa semana os alunos de nossa escola colocaram "a mão na massa" na horta, plantando beringela, pepino, alface e couve manteiga. Um momento prazeroso e de muito aprendizado!





 
 Fonte texto: http://novosalunos.com.br/por-que-ter-uma-horta-na-escola-infantil/