quinta-feira, 24 de maio de 2012

Hoje faz 1 ano da reforma e ampliação da escola!

   O descerramento da faixa em frente à porta de uma das novas salas da Escola de Educação Fundamental Edith Krieger Zabel marcou uma nova etapa na história da comunidade escolar da Cristalina. Na noite de 23 de maio de 2012, a Prefeitura de Brusque fez a entrega oficial das melhorias realizadas no espaço em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Paulo Eccel, autoridades municipais, representantes da comunidade e o prestígio de um grande número de moradores.

  Após um ano da inauguração, estamos a cada dia mais orgulhos pela linda escola que temos em nossa comunidade. 



Momento emocionante na inauguração da nova sala de aula
O Sr. Hélio (filho), as duas netas e bisnetas da Sra. Edith Krieger Zabel

Imagens: Internet

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Convite

A APP e Direção da Escola de Ensino Fundamental “Edith Krieger Zabel” convidam Vossa Senhoria para participar da solenidade de entrega da reforma e ampliação do espaço escolar.
Data: 23 de maio de 2012 (quarta-feira)
Horário: 19h00min
Local: Rua DJ 2381 – Cristalina
Dom Joaquim - Brusque - SC
Sua presença é muito importante!
  

terça-feira, 15 de maio de 2012

Maravilhas da Natureza

       Isso só podia ser uma demonstração de vida... Essa ninhada de 11 porquinhos foi à repercussão de visitas na casa do Sr. Felisberto Petermann e de sua esposa Catarina, no qual residem na comunidade e possuem a tradição de criar suínos, demonstrando todo o seu orgulho.

Que lindinho!
 Sr. Felisberto falando do nascimento do porquinhos para as crianças
 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Parabéns!

" Mãe, você é um sonho de DEUS, que o amor realizou”.

Paz, amor, saúde... a todas as mamães, em especial para as queridíssimas de nossa escola! 


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Escola EKZ no PROLER



LIVRO: OBJETO DE ARTE
A terceira noite do PROLER foi pura arte. O evento começou com a exibição do curta-metragem de animação The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore (Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore), vencedor do Oscar 2012. Uma produção sensível e bem humorada sobre o livro e suas histórias.
Roger Mello, o palestrante da noite, subiu ao palco com uma pequena mala, da qual retirava livros para exemplificar seu discurso pautado no objeto de arte: o livro. Roger viajou no tempo para buscar elementos da história do livro, disse que a ilustração não é uma invenção recente e, que o texto não deixa de ser uma ilustração, referindo-se a mancha do texto sobre o papel.
Na segunda etapa da palestra, o autor exibiu imagens da flor do Cerrado, do projeto do arquiteto Niemayer para Brasília, e também de projetos e jardins projetados pelo paisagista Burle Marx. Roger é de Brasília, vai ver ele quisesse dizer: olha, essas são minhas influências. Em seguida, exibiu imagens dos seus livros, comentando os traços, as cores e a proposta de cada um. Dentre as obras exibidas, Meninos do mangue, Nau Catarineta, Contradança, João por um fio, Jardins (Rosena Murray) e Zoo (Guimarães Rosa).
O ilustrador-autor enfatizou a importância do uso de anotações e sugeriu a prática do registro por meio de desenhos. Disse que muitas vezes o próprio autor se surpreende com o riscado sobre o papel (Merleau-Ponty, no livro A prosa do mundo, trata dessa relação autor e obra). Ao final da palestra, a mediadora Carla Carvalho, reforçou a ideia de que o livro é um objeto de arte.
A noite fechou com a fantástica sessão de autógrafos. Em cada livro autografado, Roger fez uma dedicatória com ilustração (a minha é assim “ Para querida amiga Suzana com todo o mar do Roger Mello”, acompanhada de uma baleia desenhada). Coisas de PROLER!

Suzana Mafra
Escritora e integrante do Comitê do PROLER

Para ler os textos das noites anteriores acesse o blog:

Família na escola

   Durante essa semana as mamães e vovós participaram de algumas atividades realizadas na escola, puderam fazer parte da rotina escolar dos seus filhos. Teve teatro, contação de história, brincadeiras, roda de conversa e as mães acompanharam o lanche dos seus filhos.



MOMENTOS INESQUECÍVEIS!

   

terça-feira, 8 de maio de 2012

Homenagem da semana...


   No dia 15 de fevereiro desse ano a Dona Rosa Vogel que mora na comunidade, a vozinha, como é chamada por toda a sua família, completou 80 anos de vida. É uma vitória para quem trabalhou sua vida inteira e continua firme e forte com muita energia e disposição. Com orgulho ela criou os seus filhos que hoje a consideram como uma grande mãe. 

Dona Rosa é um exemplo de vida para os moradores da Cristalina!

  Parabéns em dobro pela conquista dos seus 80 anos de vida e por fazer parte dos 80 anos de história da Escola de Ensino Fundamental “Edith Krieger Zabel”.

 Dona Rosa

Participação: Carlos Daniel Cavilha – Ex-aluno.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Momento HiStÓrIa...

Por que contar histórias para as crianças?

   A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

Para que contar histórias?
   Um dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.
  Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado) o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais( toda história tem princípio, meio e fim ) Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças.

 Cláudia Marques Cunha Silva

Alunos participando da contação de história no campo perto da escola!
E a história da vaca que botou um ovo foi muito legal!


terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio - "Dia do Trabalho"


   O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 

  A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

  Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

   Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional
Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

   Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente
Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

 Crédito: www.suapesquisa.com