sexta-feira, 4 de maio de 2012

Momento HiStÓrIa...

Por que contar histórias para as crianças?

   A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

Para que contar histórias?
   Um dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.
  Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado) o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais( toda história tem princípio, meio e fim ) Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças.

 Cláudia Marques Cunha Silva

Alunos participando da contação de história no campo perto da escola!
E a história da vaca que botou um ovo foi muito legal!


Um comentário:

  1. Adorei o post!! A leitura pode nos levar a incríveis viagens ao conhecimento, imaginação, aventura, bem estar. Despertar este hábito e gosto nos alunos é a missão de todo educador! Beijão!! Jackke!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!