sexta-feira, 27 de julho de 2012

Luiz Carlos Prates em Brusque

  O jornalista Luiz Carlos Prates levou um grande público nas três palestras que proferiu ontem (26) no Hotel Monthez, em Brusque. Temas do cotidiano e, principalmente, relacionados à auto-estima das pessoas figuraram entre os tópicos abordados por ele. Em pouco mais de quatro horas, Prates buscou responder a pergunta que norteia suas explanações em eventos desta natureza: "Como ser diferente em um mundo de iguais?"

  Resposta que, acredita ele, tem feito parte dos devaneios e preocupações da maioria das pessoas. "Hoje em dia as pessoas te vêem muito pelo emprego que você tem, o carro que possui ou a posição social. Isso não traz felicidade. O que traz felicidade é caráter. Precisamos discutir isso", frisou ele.


Crédito texto: www.radiocidadeam.com.br


Luiz Carlos Prates

    Nesse evento, tivemos a presença da Diretora Vitória e da professora Elaine que representaram a nossa escola e tiveram a oportunidade de prestigiar esse momento de reflexões.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

O que farei nas férias?

    Os alunos da Educação Infantil realizaram um trabalho bem legal sobre as férias. Cada criança orientada pela professora Cleidi teve a oportunidade de pensar como seriam as férias da escola e representar com imagens de revista ou jornal. 

Procurando a imagem escolhida
"Eu vou passear e andar de carro"

QUANDO AS ESCOLAS ENTRAM DE FÉRIAS

Quando as escolas entram de férias,
Pássaros de esperanças jogam sobre elas,
Sementes de vida que crescerão com calma.
No retorno das aulas,
Mestres e alunos,
Poderão colher os frutos nascidos dessas sementes.
Frutos que cheios de vida e esperança,
Alimentarão muitos corações de alegria,
E tornarão o ensinar e aprender,
Repleto de sorrisos partilhados,
Na certeza de uma educação que faz sentido,
E que constrói o mundo de paz que imaginamos.

(Texto de Aluísio Cavalcante Jr)

"Eu acho que vou ganhar uma mochila nas férias"
Cartaz com as imagens 



quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reunião Pedagógica

     A reunião Pedagógica realizada na última sexta-feira na escola "Edith Gama Ramos" no Bairro Cedro Grande, juntamente com as escolas Profª. Adelina Zierke e "Edith Krieger Zabel, teve como um dos objetivos a socialização e interação dos professores das respectivas escolas. O texto das Diretrizes Curriculares Municipal da rede de Ensino de Brusque foi discutido pelo grupo, bem como foi realizado oficinas e dinâmicas.

     O agradecimento vai para a Diretora Lídia que nos recebeu com muito carinho em seu ambiente escolar, ressaltando o delicioso café da tarde que nos foi proporcionado.


Mensagem desse dia:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer nossos caminhos, que nos levam sempre nos mesmos lugares. 
É o tempo da travessia: se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, a margem de nós mesmos".
Autor desconhecido




O enterro do "Não Consigo"

"Não olhe para a dura parede da realidade, nem para a porta dos problemas, foque na janela das oportunidades." 




TODOS os alunos estavam trabalhando na tarefa de fazer uma lista de "não consigos". A professora foi percorrendo a sala e lendo alguns: "Não consigo fazer divisões longas com mais de três números". "Não consigo estudar números". "Não consigo estudar muito tempo". "Não consigo fazer dez flexões". Quando todos os alunos acabaram, a professora colocou todos os "não consigos" numa caixa, incluindo os seus, tampou-a e saiu com ela, seguida pelos alunos, para o pátio do colégio. Escolheu um canto afastado e ali começara a cavar. Iam enterrar seus "não consigo"! Quando a escavação terminou, a caixa de "não consigo" foi depositada no fundo e rapidamente coberta com terra. Todas as crianças de dez e onze anos permaneceram de pé, em torno da sepultura recém escavada. A professora, então, falou: – Estamos hoje aqui reunidos para honrar a memória do "não consigo". Enquanto esteve conosco, tocou a nossa vida e de muitas outras pessoas. Seu nome infelizmente foi mencionado em todos os lugares e agora providenciamos um local para o seu descanso final. Que "não consigo" possa descansar em paz e que todos os presentes possam retomar suas vidas e ir em frente na sua ausência.

Os alunos jamais esqueceram a lição. A atividade era simbólica: uma metáfora da vida. O "não consigo" estava enterrado para sempre. Logo após, a professora encaminhou os alunos de volta à sala e promoveu uma festa. Depois, como parte do ensinamento, pegou uma cartolina e escreveu as palavras "não consigo" no topo, "descanse em paz" no centro, e a data embaixo.


Esta cartolina ficou exposta na sala de aula durante o resto do ano. Nas raras ocasiões em que um aluno esquecia e dizia "não consigo", a professora simplesmente apontava o cartaz "descanse em paz". O aluno então se lembrava que "não consigo" estava morto e reformulava a frase.

Fonte: www.marciokuhne.com.br


terça-feira, 10 de julho de 2012

Os fantásticos livros voadores...





  1. Uma animação profundamente sensível da vida que os livros ganham e carregam. Vida e leitura transitam juntos atravessando a existência daqueles que lidam com eles e os deixam pousar em si mesmos e que se encantam em lhes dar vida, seja pela leitura ou pela escrita.



Esse vídeo é muito legal e divertido! Assista...




A FeLiCiDaDe mora aqui!

    É essa frase que podemos observar no mural de entrada da escola! 

O doce olhar das crianças nos encantam e mostram a felicidade delas estarem nesse lugar.

 Turma multisseriada Educação Infantil
Professora: Cleidi Tarter Wilke

Turma multisseriada 1º, 2º e 3º ano
Professora: Gisele Gelatti 



sábado, 7 de julho de 2012

Aula de arte...

     Tivemos na escola a presença da Sra. Gorete, mãe do aluno Cauã da Educação Infantil que gentilmente auxiliou os alunos na aula de arte. Ela é um exemplo de capricho e dedicação no artesanato. Suas técnicas de pintura despertaram nas crianças o gosto pela arte, bem como a valorização do trabalho de ambos.





segunda-feira, 2 de julho de 2012

Festa Junina! Sô...

Capelinha de melão, é de São João, é de cravo, é de rosa, é de manjericão...
O arraiá da Escola EKZ foi muito divertido. 
Segue abaixo retratos desse dia:

 Professoras Juninas
 Copinhos enfeitados para a pipoca!
Todos atentos nas apresentações
 Cai, cai balão...
E os noivos casaram?
 Não poderia faltar a quadrilha!!!
Papais na folia das brincadeiras
 Vale uma PeScArIa!
Todos com o seu melhor traje!...
Ex-alunos marcaram presença no arraiá
O correio elegante encantou as pessoas 
Hummm! O bolo de fubá, quentão, pinhão, pipoca, cachorro-quente, paçoquinha, pé de moleque estavam uma gostosura nesse arraiá!


PARABÉNS A EQUIPE ESCOLAR PELO EMPENHO NA REALIZAÇÃO DESSA BONITA CONFRATERNIZAÇÃO!


Comemorando São João!

  No mês de junho os coroinhas da capela de nossa comunidade, comemoraram com alegria a Festa Junina, que chegou repleta de ensinamentos da história de São João. 




Parabéns para as coordenadoras Andréia e Deise pelo significativo trabalho que realizam com os coroinhas!