quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comunidade em Festa!

A tradicional Festa da Capela São Francisco de Assis no Bairro Cristalina acontecerá no sábado dia 29 de setembro de 2012 com celebração ás 18h00min, e no domingo dia 30 de setembro a celebração será às 10h00min com a presença dos festeiros. 

No local haverá roda da fortuna e todo o serviço de bar e cozinha. 
O evento terá animação do Grupo Alma Tchê. 

Essa grandiosa festa será em prol da construção da Capela São Francisco de Assis.
Participe! Venha abrilhantar esse evento!


Alunos conhecendo o espaço da capela
Início da construção da capela

Parte da frente da capela
Capela futuramente 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Você é feliz?

"Alguns procuram a felicidade, outros a criam." 


DURANTE um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas: "Seu marido lhe faz feliz? Ele lhe faz feliz de verdade?" Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança. Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento. Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro NÃO, daqueles bem redondos! "Não, o meu marido não me faz feliz!" (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima). "Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz." E continuou: "O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz! Sou casada, mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma. As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar. Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade. Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos." 

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade.

Crédito: www.marciokuhne.com.br

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O cuidado da estrada

 HISTÓRIAS DA COMUNIDADE

   Mário José Cesari é o nome da pessoa que trabalha com dedicação na manutenção da estrada na comunidade da Cristalina. A enxada, foice, pá e o carrinho de mão são os seus materiais indispensáveis para que o trabalho seja realizado com êxito. O seu Mário nos conta que há 2 anos e 6 meses exerce essa profissão e gosta do que faz. Ele trabalha 8 horas por dia na estrada de barro e divide o trabalho com o seu colega Ivo Vogel. Se existe uma pessoa da comunidade que vimos todos os dias quando vamos a escola é o seu Mário. 
   Quando ele não está na estrada gosta de fazer os serviços em casa, principalmente na criação de porcos, e afirma que a cada dois meses faz o abate dos suínos que viram morcilha, torresmo, bacon e muito mais. 
    
  Parabéns pelo trabalho!




Alunos:Anelize Cezerio e Luis Henrique Riscaroli - 4º ano

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Amigos do Zippy

   Tivemos na escola a presença da Eline do Rio Grande do Sul que é monitora do programa Amigos do Zippy. Foi uma tarde muito especial, pois ela participou da aula com o tema: Amizade. Os alunos tiveram momentos de reflexão, leituras, entre outros.
   O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional para crianças de seis a sete anos de idade, com qualquer aptidão. Ele ensina os pequenos a lidarem com as dificuldades do dia a dia, a identificarem seus sentimentos e conversarem sobre eles, e a explorarem maneiras de lidar com esses sentimentos. 
   Incentiva-os também a interagir com outras pessoas de maneira saudável e a buscar e oferecer apoio quando necessário, a pensar por si mesmos, estimulando um comportamento solidário e expandindo sua capacidade emocional e social.
   O Amigos do Zippy é aplicado em escolas, para turmas do 1° ou do 2° ano do Ensino Fundamental.
   Em nossa escola é a professora Gisele que trabalha com os alunos e essa semana ela realizou o encontro com os pais (Amigos do Zippy em casa) que atentamente conheceram o projeto.  

 Eline conversando com os alunos







 Os pais conhecendo o Programa 
Amigos do Zippy 



Saiba mais:

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Encanto no artesanato

HISTÓRIAS DA COMUNIDADE

     A Dona Marli é uma referência em nossa comunidade pelo bonito artesanato que faz. Ela nos conta que há 15 anos trabalha com isso e é uma terapia, se sente muito orgulhosa e feliz. Os lindos arranjos de flores feitos com o suporte  de vidro e os produtos de patchwork são construídos com capricho por ela. Aprendeu a fazer o artesanato sozinha, mas atualmente faz curso, no qual aprende novas técnicas. E afirma: “O artesanato pode ser feito por qualquer pessoa, desde que essa tenha paciência e interesse”. 


Parabéns pelo trabalho! 


Moldando o vidro para criar o suporte dos arranjos de flores


Explicação sobre o processo de colagem do vidro

Lindos arranjos!


Alunas: Daisi Rosa / Dainara Rosa / Érica Leandra Avi / Janaina Moreira. 


terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Sapo não lava o pé...

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!

A sapa na lava a pá
Na lava parca na cá
Ala mara lá na lagaa
Na lava a pá parca na cá
Mas cá chalá!

E sepe ne leve e pe
Ne leve perque ne que
Ele mere le ne leguee
Ne leve e pe perque ne que
Mes que chele!

I sipi ni livi i pi
Ni livi pirqui ni qui
Ili miri li ni liguii
Ni livi i pi pirqui ni qui
Mis qui chili!

O sopo no lovo o po
No lovo porco no co
Olo moro lo no logoo
No lovo o po porco no co
Mos co cholo!

U supu nu luvu u pu
Nu luvu purcu nu cu
Ulu muru lu nu luguu
Nu luvu u pu purcu nu cu
Mus cu chulu! 
 
A tradicional música do sapo encantou os pequeninos da Educação Infantil que com entusiasmo criaram o seu sapinho e depois brincaram.
 

   

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dedicação...

HISTÓRIAS DA COMUNIDADE

  Conhecemos uma das primeiras pessoas a trabalhar pela Igreja de Francisco de Assis, na nossa comunidade da Cristalina, o Sr. João Adelino Colzani. Com 56 anos de idade e trabalhando na indústria, ainda arruma um jeitinho de auxiliar na construção de nossa capela.

  O Sr. João começou a trabalhar na igreja no ano de 2006, juntamente com outras pessoas que lutam a cada dia para ver um sonho se realizando. Ele também faz os seguintes trabalhos na igreja: Coordenador do Dízimo, Ministro da Comunhão e 2º Coordenador do CPC.

  Ele disse que é um trabalho voluntário e muito gratificante, pois fazer parte dessa história e oportunizar a toda a comunidade um espaço para ser realizado as missas e cultos é simplesmente muito bom.





Alunos: Eduardo Rodrigo Ricardo / Keila Maria Angeli / 
Nathan de Oliveira Telles.