"PROJETO CAMINHOS DA HISTÓRIA"
"Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes."[1]
O Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, é sem dúvida, um desses espaços. A majestosa imponência do imóvel, surpreende a primeira vista. Ao adentrar por suas portas, um maravilhoso mundo de possibilidades se abre ao curioso visitante. Tão rico e diversificado acervo, deve ser trabalhado em belos projetos educativos, que valorizem a história local, e este é o objetivo central do "Projeto Caminhos da História".
O projeto gestado na Fundação Cultural Brusque, e que encontrou acolhida, e não apenas isso, mas fundamental suporte pedagógico, como também o apoio logístico e financeiro da Secretaria Municipal de Educação de Brusque, é agora realidade!
Grandes projetos, nascem da colaboração e parceria de muitos atores, neste caso não foram poucas as reuniões na Secretaria de Educação, no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, com seus abnegados funcionários, e das contribuições de Padre Pedro Schlichting. Este projeto conta também com a riquíssima parceria com o SESC, na proposta de oficinas e atividades.
Assim, abrir as portas do Museu para as escolas, significa fortalecer a importância do Museu para a história da cidade e seu espaço como local de construção de identidade, de pesquisa, e de atividades educacionais primordiais para valorizar nosso patrimônio.
A participação do professor de história Edu Gevaerd Neto, neste processo de identificação da história da cidade e da região, na elaboração das visitas monitoradas, e nas oficinas pedagógicas, integradas com o trabalho da equipe do SESC, promoverá trocas interdisciplinares, reflexões sobre os costumes, a flora, a fauna de nossa região. Como também debater as mais variadas questões do cotidiano.
O Projeto Caminhos da História é sem dúvida um grande passo da administração municipal, na criação de políticas públicas que valorizem os espaços museais. Cabe lembrar-nos aqui do projeto "Museu Aberto", ora desenvolvido no Museu e Arquivo Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, mas com amplas possibilidades de criar raízes também no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, ampliando o espaço da pesquisa e do debate histórico.
O projeto ainda será auxiliado pela poderosa ferramenta de pesquisa, para professores e alunos, que é nossa "Sala Brusque Virtual". Como historiador, fico entusiasmado diante das possibilidades deste projeto, e esperançoso que muitos frutos positivos sejam colhidos no futuro.
Marlus Niebuhr
Diretor de Patrimônio Histórico do Município de Brusque.
Segue fotos da visita do alunos do 3º ao 5º ano no Museu:
Fachada do museu - Diretora Vitória, Professora Gisele e alunos
Santuário de Azambuja
Hospital e asilo (aos fundos)
Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos:
Créditos: aprendendonomuseu.blogspot.com.br