PROJETO: HISTÓRIAS DA COMUNIDADE
A Dona Claudete Espíndola Zabel reside na comunidade da Cristalina e bem pertinho de nossa escola, onde tem a neta Sofia estudando nessa escola. Com isso, resolvemos contar a sua história de mulher bordadeira.
Ela nos conta que faz crochê e bordado desde os seus 15 anos de idade. Aprendeu vendo a sua mãe fazer e teve o incentivo dela em todo momento. "Somos uma família de bordadeiras, as minhas tias, irmãs e primas também fazem uns trabalhos lindos".
Ela gosta muito do que faz e por isso todos os dias senta perto da janela de sua casa, no qual podemos ver da escola quando ela está bordando os seus bonitos trabalhos.
Dona Claudete faz o crochê e bordado para enfeitar a sua casa e para as pessoas que lhe pedem para bordar enxoval, panos de copa, toalhas de banho e fez durante três anos bordados para a tradicional festa da Marejada em Itajaí.
O seu desenho predileto nos bordados são as flores, pois cada vez que borda uma delas, tem vontade de bordar cada vez mais, porque o resultado enche os olhos.
"O bordado pra mim é uma obra de arte, já ensinei a muitas pessoas esse trabalho, mas se alguém mais quiser aprender estou aqui a disposição para ensinar", ressalta Dona Claudete.
"O Bordado é a linha que conecta as mulheres em todos os séculos da nossa história".
Lee Albrecht
Lindas colchas da Dona Claudete - São bordadas por gerações!