segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dona Claudete: Mãos que Bordam!

PROJETO: HISTÓRIAS DA COMUNIDADE

   A Dona Claudete Espíndola Zabel reside na comunidade da Cristalina e bem pertinho de nossa escola, onde tem a neta Sofia estudando nessa escola. Com isso, resolvemos contar a sua história de mulher bordadeira. 

    Ela nos conta que faz crochê e bordado desde os seus 15 anos de idade. Aprendeu vendo a sua mãe fazer e teve o incentivo dela em todo momento. "Somos uma família de bordadeiras, as minhas tias, irmãs e primas também fazem uns trabalhos lindos".
Ela gosta muito do que faz e por isso todos os dias senta perto da janela de sua casa, no qual podemos ver da escola quando ela está bordando os seus bonitos trabalhos. 

Dona Claudete faz o crochê e bordado para enfeitar a sua casa e para as pessoas que lhe pedem para bordar enxoval, panos de copa, toalhas de banho e fez durante três anos bordados para a tradicional festa da Marejada em Itajaí.
O seu desenho predileto nos bordados são as flores, pois cada vez que borda uma delas, tem vontade de bordar cada vez mais, porque o resultado enche os olhos.

"O bordado pra mim é uma obra de arte, já ensinei a muitas pessoas esse trabalho, mas se alguém mais quiser aprender estou aqui a disposição para ensinar", ressalta Dona Claudete.

"O Bordado é a linha que conecta as mulheres em todos os séculos da nossa história". 
                                                      Lee Albrecht

Lindas colchas da Dona Claudete - São bordadas por gerações!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!