Segundo a tradição holandesa, em meados de novembro, São Nicolau, ou Sinterklaas, chega de barco de Espanha, trazendo presentes. Todos os anos, é oficialmente acolhido por uma cidade diferente, num evento com direito a cobertura televisiva a nível nacional. Depois de ser cumprimentado pelo presidente da Câmara, São Nicolau monta o seu cavalo branco e desfila pelas ruas. Este acontecimento inaugura a estação das festas e vai criando entusiasmo que termina na véspera do dia de São Nicolau, no dia 5 de dezembro. As crianças deixam o sapatinho junto à lareira, bem como cenouras e feno para o cavalo. Na manhã seguinte, encontram presentes nos sapatos.
Elas de certa forma têm certo receio porque sabem que ele tem um livro com as anotações sobre como cada criança se comportou durante o ano e diz a lenda que a criança que não se comportou bem é levada pelo "Zwarte Piet" para a Espanha. Seu ajudante fiel, "Pedro Preto", leva consigo um saco cheio de presentes, doces e bolachinhas típicas para distribuir para as crianças. Elas cantam canções típicas para o dia para depois ganharem seus presentes.
A noite de Sinterklaas é sempre celebrada em família com muita festa.
Os adultos e adolescentes trocam presentes com embrulhos engraçados acompanhados de um poema (Sinterklaasgedicht) feito pelo doador. Desse jeito cada pessoa, em nome de Sinterklaas, pode fazer referências a certas características da pessoa e acontecimentos engraçados sem se revelar como doador do presente.
Créditos: http://www.brasileirosnaholanda.com/holanda/sinterklaas.htm
Sites de Sinterklaas:
www.sinterklaasgedichten.com
Sinterklaas
Canções para o dia de Sinterklaas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!