quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Intercâmbio: Escola EKZ e CEI Tia Trude


Recebemos em nossa escola a visita do CEI "Tia Trude", no qual as crianças brincaram, pularam, cantaram e o bom de tudo é que aprenderam!
O intercâmbio é importante para essa troca de experiências entre alunos e professores, bem como para conhecer e viver a realidade de cada escola.

                                                      Brincadeira da dança da cadeira


                                                       Brincadeira do morto e vivo
                                                              Hora do lanchinho! Hum

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Lasanha de bolacha integral

O caderno de receitas presenteado pela Prefeitura de Brusque a todas as merendeiras e com receitas de todas as unidades escolares do município feito por elas, está fazendo um sucesso em nossa escola. Essa delícia de lasanha foi preparada pela merendeira Cile, no qual foi aprovada por todos. 


                                                                        Hummm!
Merendeira Cile

Receita da lasanha de bolacha integral


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Alunos esperam ansiosos o cometa Ison

Em visita de estudo ao Observatório Astronômico de Brusque - Tadeu Cristóvam Mikowski com os alunos do 4º e 5º ano e professoras, o diretor do observatório e astrônomo Silvino de Souza, nos fez uma belíssima apresentação sobre os planetas, estrelas, asteróides, cometas, mitologia grega, entre outros. Tivemos a oportunidade de conhecer a sala onde estão os telescópios e viajar por um instante na via láctea. 





Com isso, ficamos sabendo que um cometa chamado Ison poderá ser visto da Terra em novembro deste ano mesmo com a luz do dia, proporcionando um belíssimo espetáculo – dizem que ele pode ser mais brilhante do que a Lua. Mas um possível final trágico do cometa pode evitar que o fenômeno aconteça.

O Ison recebeu esse nome por ter sido descoberto como parte de um grupo chamado International Scientific Optical Network, e foi visto por astrônomos da Bielorrúsia e Rússia em setembro do ano passado. Desde então ele ficou conhecido como “o cometa do século” e promete um verdadeiro espetáculo no céu da Terra, se é que realmente vai chegar por aqui.

Para darmos essa boa olhada, ele vai precisar sobreviver ao seu encontro com o Sol. Em sua rota parabólica, o Ison vai passar a apenas 1,2 milhão de quilômetros da superfície solar em 28 de novembro de 2013. Isso é menos de um centésimo da distância entre a Terra e o Sol.

Como Nogueira lembra, uma definição rasteira de um cometa é “uma pedra de gelo”. Ele é bem mais do que isso, é verdade, mas ainda há gelo nele. E essa passagem próxima ao Sol pode ter dois fins: no melhor deles, o gelo derrete e produz uma bela cauda para ser vista da Terra. O pior deles é que ele simplesmente se despedace e nada de Ison em novembro.

Agora, só nos resta esperar e torcer para que esse fenômeno aconteça e que será um colírio aos nossos olhos.

Atendimento no observatório de Brusque: Todo 2º e 3º sábado de cada mês, das 20:00h às 24:00h, se o tempo estiver adequado.

 
Crédito: http://gizmodo.uol.com.br/cometa-ison/

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dona Rosa: Saudade Eterna!



Uma singela homenagem a Dona Rosa Vogel, no qual era um exemplo de pessoa para toda a comunidade da Cristalina. Estudou em nossa escola e construiu uma história nesse lugar, juntamente com seus filhos, netos, bisnetos, sobrinhos...


Por isso, dedico as seguintes palavras a minha vó Rosa e quero pedir licença para usar as palavras que considero que ela pronunciaria com toda a sua humildade. 

Sabemos que uma rosa perfuma o jardim do céu!
Uma Rosa que é a vó Rosa. 
Uma Rosa que é mãe de 18 filhos, vó de 50 netos e bisavó de 34 bisnetos.
Nossa! Tamanha persistência, paciência e amor para 
viver a vida com tanta humildade perante os desafios. 

Por isso vó, com todo o seu exemplo de luta e alegria, me retrato às palavras que Santo Agostinho dizia e que ouso a dizer e descrevê-la nessa 
mensagem de paz aos nossos corações: 

Eu Rosa á todos que fazem e fizeram parte da minha vida. 

A morte não é nada. 
Eu somente passei para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês, eu continuarei sendo.
Eu sei que vou deixar saudades, mas a saudade deve ser para deixá-los felizes.

Me deem o nome que vocês sempre me deram,
Vó, vózinha, bisa, mãe, mana...
Falem comigo como vocês sempre fizeram.
Estarei ouvindo com toda a minha alma.

Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas,
eu estou vivendo no mundo do Criador.
Eu estou ajudando a perfumar esse céu com rosas,que um dia também será de vocês!

Ah! Aqui no céu, junto do Pai já me convidaram pra fazer cuca da meia noite com nata e chocolate. Vou ajudar e até me ofereci pra fazer um café quentinho.
Eu sei, que vocês vão ficar com ciúmes, mas a vida é feita de etapas...

Quando cheguei no céu as crianças achavam que eu era um anjo e corriam pedir doces, ainda bem que sempre tenho aquelas balas redondinhas e coloridas. É uma alegria ver esse pequenos anjinhos com a mão e a boca toda colorida.

Não utilizem um tom triste, continuem a rir daquilo que nos faziam rir juntos, principalmente dos domingos a tarde lá em casa, quando ficávamos conversando sobre tudo.

Agora, vocês continuam a reunir-se, filhos a união é necessária entre os irmãos, quero ver se vocês aprenderam do que pude ensinar da minha simplicidade esses 81 anos de vida.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim, pois eu rezava todos os dias para vocês.

Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, e que eu leve este sem nenhum traço de sombra ou tristeza.

A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas?

Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho... Nunca esqueçam disso!

Vocês que aí ficaram, sigam em frente, lutem, sejam felizes, fortes, humildes, pois a vida continua, linda e bela como sempre foi.

Vó Rosa!



Eternamente em nossos e vossos corações!

Elaine Petermann

Chácara Edith = Aprendizagem

  A Reserva Particular do Patrimônio Natural de Brusque, também conhecida como Chácara Edith, localizada bem no centro da cidade, próximo ao Parque das Esculturas, recebeu a visita dos alunos do 4º e 5º ano de nossa escola. Eles tiveram a oportunidade de conferir a diversidade da fauna e da flora em uma ampla área de preservação da Mata Atlântica.
    Os alunos fizeram trilha e foram acompanhados pela bióloga Taciana que incentivou os estudantes para a preservação e valorização do meio ambiente.







sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Gigante pela própria natureza!

Brasil, um país de dimensões continentais, como já dizia Pero Vaz de Caminha em sua carta escrita a mais de 500 anos: terra onde em se plantando, de tudo dá. Brasil da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, das mais extensas e diversificadas redes fluviais do mundo, do ouro, do café, da cana de açúcar, das mais cobiçadas praias, enfim... Um país de fato e de direito, Gigante pela própria Natureza, conforme asseverado em nosso Hino Nacional.

Gigantismo este que ao referir-se à natureza, não se restringe apenas aos recursos ambientais aqui existentes em larga escala, mas também, com forte alusão à natureza de um povo acolhedor, esperançoso, sábio e batalhador, que trabalha bastante, mas não abre mão de ser um dos povos mais festeiros de todo o planeta e mesmo em meio a tantos problemas sociais, sempre dribla tudo com o famoso "jeitinho brasileiro", tornando até as situações mais difíceis de serem superadas em pura comédia, em motivo de riso, de música, de alegria; "Brava gente brasileira!"

"Meu brasil brasileiro..." Caldeirão de povos, onde o índio natural destas terras, o branco europeu, o negro africano e tantos outros povos uniram aqui suas culturas, nos tornando assim, também gigantes em nossa diversidade cultural. 
 
É bonito de se ver, nos últimos tempos, até o próprio povo tomando conta de seu gigantismo quando estão unidos em protesto por melhorias em nossa qualidade de vida. A democracia que aqui se vive é realmente muito falha, mas o gigante acordou, e este acordar fará com que este país, este menino gigante que tanto amamos, possa crescer cada vez mais... É manifestando a insatisfação e discordância de muito do que acontece em nosso dia-a-dia, que conseguiremos fazer com que nossos governantes possam fazer evoluir campos ainda tão precários neste país, como a saúde, educação, segurança, política, transportes, etc... Nosso bem estar social como um todo. "Este é o nosso país, esta é a nossa bandeira, é por amor a esta pátria Brasil, que a gente segue em fileira!" 
 
Ainda assim, continuemos sempre cantando "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo... Meu coração é verde, amarelo, branco e azul anil...", continuemos manifestando o nosso orgulho em sermos brasileiros, não somente por sermos o único país a ostentar o título de Pentacampeão na Copa do Mundo de Futebol e estarmos bem próximos do Hexacampeonato que, diga-se de passagem, será disputado em nossas terras, a terra do futebol, como é conhecida mundialmente, mas também por termos a MPB, estilo musical próprio, reconhecido e admirado em todo o mundo, por termos uma cozinha típica tão apetitiva, nutritiva e diversificada, por sermos um dos países pioneiros na tecnologia da TV Digital, por sermos os criadores do Biodiesel, por sermos o único país do hemisfério sul a participar do projeto GENOMA e por termos o maior índice de sucesso no combate à AIDS em todo o mundo, dentre tantos outros aspectos positivos.

"Brasil do meu amor, terra de Nosso Senhor..." Terrinha boa de se viver! E sabe por quê? "Porque a gente é brasileiro, a gente ama esse país..." E, afinal de contas, "o melhor do Brasil, é o brasileiro!" É o povo brasileiro que faz o Brasil ser o que é!

Com a tomada desta consciência, este menino, que já é gigante, não pode, ou melhor, não vai parar de crescer!



Créditos: http://7desetembro.escolaconego.com.br/  - Circuito Brasil

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Semana da Pátria!

    Em homenagem a semana da Pátria, os professores e alunos de nossa escola participaram do momento cívico na Escola Monsenhor Gregório Locks, em Dom Joaquim. 
  
"É DIA 7 DE SETEMBRO"

Dia 7 de Setembro
é dia de uma utopia
é dia de um sonho
é dia de um país

Mas, o que é um país:
um país sou eu, é você, somos nós
é a educação, justiça, são os livros
os escritores, os professores, os médicos
dentistas, garis, estudantes e todas as profissões
um país é lazer, é praça, é bosque, é parque, é família, é uma criança, um idoso,
 adulto, é mata, é rio, fauna e flora
é a dignidade, a solidariedade, consciência, responsabilidade
cidadania, honestidade e trabalho
um país não é um governo, um poder ou outro poder
um país é viver o país, é comprometimento, é a terra, é a nação

um país não é constituição, é cidadania
um país não é o futuro, é o passado e o presente 
um país não é gasto público, é investimento público 
um país é preocupação com o próximo
não é crime, não é ignorância, não é medo. 
um país não é lucro, é vida com qualidade 
é querer bem, é viver bem

É dia 7 de Setembro
é dia de uma utopia
é dia de um sonho
é dia de um país e um país é a paz.

Direção, professores a alunos com a Secretária de Educação, Sra. Gleusa Luci Fischer
 
 Homenagens
Leitura sobre a Independência - Professora Elaine
Momento cultural: "Beija-flor que trouxe meu amor..."

Hino da Independência

Cheirinho de bolo de cenoura!

    Fazer um bolo de cenoura foi a diversão da turma da Educação Infantil, que atentos aprenderam a receita passo a passo para ensinar aos pais em casa. Uma simples receita nos ensina como misturar os alimentos, quantidades, temperatura para assar o bolo, noção de tempo, entre outros.





quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Patati e Patatá em nossa escola?

  Patati Patatá, a dupla de palhaços mais amada do Brasil, esteve presente em nossa escola. O reconhecimento das crianças é resultado do imenso carinho que eles têm por elas... 
  Muita diversão, músicas e brincadeiras fizeram brilhar os olhinhos dos pequenos que demonstraram o encanto de ser criança.







segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Mostra de Compostagem

Os alunos do 1º ao 3º ano participaram da Mostra de Compostagem no SESC.

O que é compostagem?
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios micro-organismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.
A compostagem é um conjunto de técnicas utilizadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, produzindo um solo rico em húmus e nutrientes. 
Confira algumas fotos desta experiência:

Compostagem no SESC. Atividade esta, que faz parte de uma das programações deste mês ambiental. A compostagem é um conjunto de técnicas utilizadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, produzindo um solo rico em húmus e nutrientes. Confira algumas fotos desta experiência:havaianas
Compostagem no SESC. Atividade esta, que faz parte de uma das programações deste mês ambiental. A compostagem é um conjunto de técnicas utilizadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, produzindo um solo rico em húmus e nutrientes. Confira algumas fotos desta experiência: havaianas
Compostagem no SESC. Atividade esta, que faz parte de uma das programações deste mês ambiental. A compostagem é um conjunto de técnicas utilizadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, produzindo um solo rico em húmus e nutrientes. Confira algumas fotos desta experiência: havaianas
Compostagem no SESC. Atividade esta, que faz parte de uma das programações deste mês ambiental. A compostagem é um conjunto de técnicas utilizadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, produzindo um solo rico em húmus e nutrientes. Confira algumas fotos desta experiência: havaianas