sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Gigante pela própria natureza!

Brasil, um país de dimensões continentais, como já dizia Pero Vaz de Caminha em sua carta escrita a mais de 500 anos: terra onde em se plantando, de tudo dá. Brasil da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, das mais extensas e diversificadas redes fluviais do mundo, do ouro, do café, da cana de açúcar, das mais cobiçadas praias, enfim... Um país de fato e de direito, Gigante pela própria Natureza, conforme asseverado em nosso Hino Nacional.

Gigantismo este que ao referir-se à natureza, não se restringe apenas aos recursos ambientais aqui existentes em larga escala, mas também, com forte alusão à natureza de um povo acolhedor, esperançoso, sábio e batalhador, que trabalha bastante, mas não abre mão de ser um dos povos mais festeiros de todo o planeta e mesmo em meio a tantos problemas sociais, sempre dribla tudo com o famoso "jeitinho brasileiro", tornando até as situações mais difíceis de serem superadas em pura comédia, em motivo de riso, de música, de alegria; "Brava gente brasileira!"

"Meu brasil brasileiro..." Caldeirão de povos, onde o índio natural destas terras, o branco europeu, o negro africano e tantos outros povos uniram aqui suas culturas, nos tornando assim, também gigantes em nossa diversidade cultural. 
 
É bonito de se ver, nos últimos tempos, até o próprio povo tomando conta de seu gigantismo quando estão unidos em protesto por melhorias em nossa qualidade de vida. A democracia que aqui se vive é realmente muito falha, mas o gigante acordou, e este acordar fará com que este país, este menino gigante que tanto amamos, possa crescer cada vez mais... É manifestando a insatisfação e discordância de muito do que acontece em nosso dia-a-dia, que conseguiremos fazer com que nossos governantes possam fazer evoluir campos ainda tão precários neste país, como a saúde, educação, segurança, política, transportes, etc... Nosso bem estar social como um todo. "Este é o nosso país, esta é a nossa bandeira, é por amor a esta pátria Brasil, que a gente segue em fileira!" 
 
Ainda assim, continuemos sempre cantando "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo... Meu coração é verde, amarelo, branco e azul anil...", continuemos manifestando o nosso orgulho em sermos brasileiros, não somente por sermos o único país a ostentar o título de Pentacampeão na Copa do Mundo de Futebol e estarmos bem próximos do Hexacampeonato que, diga-se de passagem, será disputado em nossas terras, a terra do futebol, como é conhecida mundialmente, mas também por termos a MPB, estilo musical próprio, reconhecido e admirado em todo o mundo, por termos uma cozinha típica tão apetitiva, nutritiva e diversificada, por sermos um dos países pioneiros na tecnologia da TV Digital, por sermos os criadores do Biodiesel, por sermos o único país do hemisfério sul a participar do projeto GENOMA e por termos o maior índice de sucesso no combate à AIDS em todo o mundo, dentre tantos outros aspectos positivos.

"Brasil do meu amor, terra de Nosso Senhor..." Terrinha boa de se viver! E sabe por quê? "Porque a gente é brasileiro, a gente ama esse país..." E, afinal de contas, "o melhor do Brasil, é o brasileiro!" É o povo brasileiro que faz o Brasil ser o que é!

Com a tomada desta consciência, este menino, que já é gigante, não pode, ou melhor, não vai parar de crescer!



Créditos: http://7desetembro.escolaconego.com.br/  - Circuito Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!