sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Casa de gatos!

JOGOU NO LIXO O SEU MONITOR VELHO?
...NÓS O TRANSFORMAMOS EM CASINHA DE GATO! 
 
Definição de lixo eletrônico

Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Exemplo de um lixo eletrônico
Monitores de Computadores.

Problemas causados pelo descarte inadequado

- O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.

- Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.

Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. E estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

Onde Jogar? Descarte correto e reutilização

Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem ou para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.

Público-alvo: 4º e 5º ano (10 alunos)

Porque fazer as casinhas de gato/cachorro na escola?

Como tínhamos monitores velhos e que não funcionavam mais, resolvemos fazer casinhas de gatos com a parte externa do monitor e parte de dentro levamos para uma empresa da cidade que faz a reciclagem. Os monitores foram revestidos de tecido e outros com spray, no qual ficaram muito lindos e confortáveis para os animais.

Materiais utilizados: tecidos, spray, cola branca, botões e fuxicos para enfeite.



Desenvolvimento: Tivemos a ajuda de um pai de aluna que nos auxiliou para abrir os monitores de tubo, pois deve-se ter muito cuidado para manusear (placas cortantes, grande quantidade de chumbo, vidro). Após a avó de uma aluna fez as almofadas para os gatinhos ficarem confortáveis. No total, fizemos 8 casinhas de gatos, sendo 6 revestidas de tecidos e 2 com tinta spray prata e dourado. Todo o trabalho foi feito pelos alunos, tanto as flores de fuxico para enfeite como as patinhas de gato. A orientação do trabalho foi realizada pela Professora e Monitora da Sala Pedagógica Informatizada Elaine Petermann.

A professora relata: "A ideia foi muito bem aceita pelos alunos que na mesma hora ficaram curiosos para saber como daria para fazer uma casa de gato com um monitor velho. Fico feliz por saber que despertou neles o entusiasmo de saber que estão ajudando na preservação do meio ambiente. Agora, estamos pensando qual vai ser o destino das casinhas, pois todos os alunos dizem que tem gato e casa e que o mesmo sente frio dormindo no chão. Ficamos sabendo que uma pessoa que trabalha com reciclagem gostou da ideia e está fazendo as casinhas de gato como fonte de renda, isso é muito bom ver que o nosso trabalho rendeu frutos.
“Sabemos que reciclar é preciso. Demonstrar às nossas crianças que isso é possível, faz toda a diferença”. 
 

 Depoimentos:

“Gostei muito da ideia, pois sei que estou preservando o meio ambiente”.
Danrlei de Abreu Jorge – 4º ano.

“As casinhas de gato ficaram lindas, reciclar é a palavra-chave nos dias atuais”.
Diretora Vitória Elena Werner Staack

“Eu achei legal as casinhas, porque esse monitor estaria no lixo, mas demos outra utilidade a ele”. 
Thiago Felipe Petermann – 5º ano.

“Eu gostei muito de aprender a bordar nos monitores, parece ser fácil, mas o trabalho requer paciência e habilidade”. 
Luis Henrique Riscaroli – 5º ano.

“Muitas pessoas abandonam gatos e cachorros, essas casinhas podem ser doadas para as instituições que abrigam esses animais e esta vai ser um conforto para eles”.
Nathan de Oliveira Telles – 5º ano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!